quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Cupcakes coloridos e recheados

Bolinhos recheados e decorados, para comer em 4 bocadas! Os cupcakes são a nova moda entre as guloseimas no Brasil. Opa! Até pareci a Sandra Annemberg no Jornal Hoje, heim? Nada deselegante! :-D

Mas então, em shoppings, festinhas, doçarias... Sempre tem um cupcake! Mas até este final de semana, apesar de todas as minhas lombrigas, eu ainda não havia experimentado nenhum. Muito menos preparado.

Neste fim de semana me juntei a minha irmã (outra lombrigosa) para fazermos os tais bolinhos de xícara (tradução literal e feia). Com isso eles já saíram com 50% de chances de ficarem bons! Em casa eu posso ter herdado o gene "metido a crafter" da minha mãe, mas as mãos de cozinheira ficaram com minha irmã. Meus bolos simplesmente não crescem! Por essas e outras quer eu invento coisas como a torta-bolo! rs

Entre os livros da minha mãe, encontramos uma receita básica que rende 12 cupcakes. 
Primeiro separamos as forminhas. Eu comprei daquelas de papel manteiga que vão ao forno. R$ 2,90 o pacote com 50.

Como não temos forma para cupcake, improvisamos com forminhas de alumínio para pão de mel. Minha mãe que tirou esta carta da manga. 
Sem a forminha de alumínio o cupcake pode se esparramar na forma de papel e virar uma bolachona!
Agrupamos tudo em uma assadeira maior.

Minha irmã foi logo preparando a massa para não correr o risco de eu me meter com ela! Olha só


Ingredientes 
  • 1 xícara de farinha de trigo 
  • 1 xícara de açucar refinado 
  • 1/2 xícara de leite
  • 2 ovos 
  • 100 g de manteiga sem sal
  • 1 colher (chá) de fermento em pó 
  • 1 coher (café) de bicarbonato de sódio
Preparando
Bata a manteiga e o açúcar até virar um creme. Acrescente os ovos aos poucos sem desligar a batedeira. Depois acrescente o leite, também aos poucos. Só então junte os secos, previamente peneirados. Vá juntando de colheradas, sem parar de bater.

Bata bem até virar uma coisa só. A massa fica muito fofa!
Depois é só colocar um pouquinho em cada forminha. Na receita a indicação era para preencher a forminha com ATÉ 2/3 de sua altura... Mas falhei ao medir no olhômetro e elas ficaram com um pouco de massa a mais. Resultado: só conseguimos 11 cupcakes!


Depois é só levar ao forno pré aquecido a 180ºC por uns 20 minutinhos. É super rápido. Eles cresceram tanto que chegaram a vazar um pouquinho. Os bolinhos ficaram bem leves e macios.

Enquanto eles assavam eu fui preparando o recheio. Fiz uma receita de beijinho:
  • 1 lata de leite condensado
  • 1 pacote de coco ralado
  • 1 colher de manteiga sem sal
Levei ao fogo e mexi bem até quase se soltar do fundo. Eu queria um ponto mais mole que o de enrolar.

Depois foi só cortar um triangulinho nos cupcakes e colocar o recheio com uma colherzinha de café. 

Como eram apenas 11 bolinhos, não demorou muito. Se fossem muitos, seria mais prático fazer isso com um bico de confeiteiro. Eu fui bastante generosa com eles, ficaram até pesadinhos. Depois de encher o buraquinho tampei o triangulinho.

Aí é so deixar esfriar para poder colocar a cobertura.

Para a cobertura, a sugestão do livro era um glacê com

  • 2 claras
  • 1 xícara de açúcar REFINADO
  • 100 g de manteiga sem sal

Foi só bater as claras e o açúcar até o ponto de neve. Depois acrescentar a manteiga aos poucos.
Facinho né?
Pois é! Mas eu consegui errar nessa... Eu usei açúcar de confeiteiro... Então o creme nunca ficou durinho para confeitar... Deixei na geladeira, coloquei mais açúcar... Até perceber que eu trocara os tipos de açúcar. Aí resolvemos usar mole mesmo.


Decoramos com estrelinhas de confeito e tanã! Além de bonitinhos, ficaram uma delícia! Especialmente por estarem bem recheados!

Outras sugestões de recheio são:
  • Leite condensado cozido (doce de leite)
  • Geleia de morangos
  • Nutella
  • Brigadeiro
  • ... etc

0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

E você, o que acha disso?

Pin It button on image hover