segunda-feira, 16 de julho de 2012

Como cuidar de amarílis


A minha primeira amarílis foi parte de uma compra em supermercado online e na verdade era para testar se os produtos chegariam em boas condições. Afinal, se conseguissem entregar uma planta com flores em perfeitas condições, conseguiriam entregar cristais.

Eu não conhecia esta flor, mas ela se transformou em uma verdadeira paixão.

Primeiro, ela modificou minha sala sem graça. Sério, não tinha nenhuma cor por aqui. E eu gosto disso. Mas a amarílis traz um tanto de vida que é inspirador.

Outra coisa é que ela é um tipo de planta que tem uma única florada no ano, e depois ela "some". Deixa eu explicar. Depois de algumas semanas, as flores começam a murchar e flores e folhas caem. Parece até que ela morreu. Chorei tanto quando aconteceu a primeira vez com a minha... (sim, sou exageradamente emotiva com minhas plantas) Mas ainda bem que consultei o Dr Google antes de jogar o vaso fora. Ah! Vale mencionar que nessa época o maridinho estava morando no Canadá e não nos víamos há um ano... Então meus nervos estavam realmente sensíveis! ;-)

Enfim, se as folhas e flores da sua amarílis caírem, não chore! :-D Pique e misture com a terra para virar adubo.
A amarílis é do tipo de planta que tem bulbo, aquela espécie de batata (que mais parece uma cebola por causa das camadas) que fica em baixo da terra.
Você pode até tirar a batata (bulbo) dela da terra e replantar em outro lugar, ou pode compartilhar sua amarílis, separando o bulbo em dois e dando uma metade a alguma pessoa querida. Bonito isso, né?

Mas como eu dizia, este comportamento de ser esplendorosa por um período e depois quase que morrer é outro ponto que me faz adorá-la. Eu fico esperando as folhinhas verdes nascerem de novo, e comemoro quando isso acontece. Tá que boa parte do tempo tem um vaso "sem graça" só com terra e bulbo na sala. Mas ele também serve para pendurar minha pombinha (que mostrei aqui).

Cuidar dela é facinho, eu coloco duas xícaras de água por semana quando está com folhas/flores e meia xícara por semana quando está só o bulbo. Isso é importante, não coloque muita água diretamente no bulbo pois ele pode apodrecer. Já aconteceu comigo... :-(

Ah! Quando ela começa a crescer, é bom colocar algum tipo de escora, um pauzinho ou galhinho para ela se apoiar. A minha primeira chegou a se espatifar no chão de tão grande e pesada que ficou. Mas olha só aqui em baixo que linda ela é:


Clique na imagem para ampliar
Meus bulbos de Amarilis na época de replantio.

Bom, para mais informações, andei consultando os sites abaixo:
1 Comentários

Um comentário:

  1. Olá,

    Ganhei uma Amaryllis há pouco tempo.Eu não tenho muitas experiências com plantas, é o meu primeiro contato, por isso estou com algumas dúvidas: As flores da minha Açucena já murcharam, só que as folhas ainda continuam, devo continuar com a rega? Fazendo algumas pesquisas pela internet, vi que muitos estimulam a floração novamente com a plantação do bulbo sem colocar na geladeira, você poderia me explicar qual a diferença entre os dois? O clima agora da minha região é muito frio, devo estimulá-lo à dormência?

    ResponderExcluir

E você, o que acha disso?

Pin It button on image hover