terça-feira, 24 de julho de 2012

Torta-bolo de morangos

No fim de semana passado eu teria visitas de sogrinha e sogrinho em casa. Então resolvi preparar algo especial.
Precisava ser algo bonito, fácil e rápido. Eu estava bastante ocupada, fuçando nos armários vi que eu tinha uma caixinha de bolo de baunilha da Sol e uma caixinha de morangos.
Decidi fazer um bolo recheado com morangos. Liguei para mamãe e pedi a receita de um creme para o recheio. Não teria como errar! Mas...

Decidi fazer o bolo redondo, só que minha única assadeira redonda é uma marinex de vidro. Acabou que ela foi muito grande para o bolo. Se eu cortasse ao meio, as camadas ficariam muito finas (adoro bolo grossinho, que da pra perceber que é bolo mesmo). Foi aí que eu decidi que seria uma torta e a base dela seria o bolo. O recheio seria na verdade a cobertura!

Vamos à receita.
  • 1 bolo redondo de baunilha (ou de coco, também deve ficar bom)
  • Cobertura
        • 1 lata de leite condensado
        • 1 caixinha de creme de leite
        • 1 garrafinha de leite de coco (200 ml)
        • 1 caixinha de morangos
        • 1 envelope de gelatina sem sabor, 1 colher de sopa de açúcar e 5 gotas de corante vermelho
      • ou 1 gelatina de morango
Segundo a receita da mamãe, tirando o leite de coco, acrescenta-se meio litro de leite. Aí seria o suficiente para rechear e cobrir. Mas sem o leite de vaca, fui para o leite de coco. Ficou delicioso.

Preparo: Leve o leite condensado, o creme de leite e o leite de coco ao fogo e mexa bem até começar a endurecer. Fica parecendo um mingau.
Cutuque a parte de cima do bolo com um garfo (foto 1) para que o recheio penetre um pouco. Se não, o recheio fica separado do bolo. Despeje o recheio em cima do bolo (foto 2). Veja que foi bom eu usar a marinex pois nem precisei desenformar. Fiz tudo nela mesmo.
Enquanto esfria um pouco (para não cozer os morangos...) prepare a cobertura de gelatina. Se tiver gelatina sem sabor, prepare conforme as instruções do envelope, acrescente à 1 xícara de água fervente, 1 colher de sopa de açúcar e umas 5 gotas de corante vermelho ( se não tiver o corante não fica feio). Se for fazer com gelatina de morango, prepare conforme as instruções da caixinha, mas com a metade da água.
Com uma ou outra, deixe esfriar na geladeira para adquirir consistência. Enquanto monta os morangos.
Nunca sei se os morangos vão dar para cobrir, então sempre começo colocando de forma simétrica (foto 3), para distribuir bem. Ainda bem que deu para colocar em tudo (foto 4).
Por fim, acrescente a gelatina por cima dos morangos (foto 5). Sábado estava tão frio que nem foi preciso levar à geladeira para adquirir consistência. Se ela estiver muito líquida, vai penetrar no recheio e não vai cumprir seu papel que é proteger os morangos.
Uma vez cobri um bolo com morangos e não coloquei a gelatina. Algumas horas depois os morangos estavam murchos e feios...

Prontinho. É só por na geladeira e esperar a gelatina endurecer que ta pronto!
Olha ali em cima o pedaço, como ficou bonito!

Foi muito bom ter colocado o leite de coco na cobertura, ficou uma delícia, super cremosa! Como a gelatina era sem sabor, não ficou muito doce, ou seja, o bolo não ficou nada enjoativo. Dá até para acompanhar um café. (café!!!!)
Sem contar o tempo de forno do bolo, gastei uns 30 minutos na cozinha!

Aqui em casa foi aprovado, e essa receita de recheio vou guardar como um trunfo!
Pin It button on image hover